Num ambiente corporativo, é natural encontrarmos pessoas não só com o mesmo objetivo, mas com o mesmo perfil e formação que nós mesmos. Por isso é, importante se perguntar “o que me diferencia do outro além da minha experiência?”
Eu costumo dizer que é a sua história somada a razão de fazer o que você faz. É isso que torna você interessante para uma determinada situação, empresa ou posição.
Eu, por exemplo sempre fui uma criança muito introvertida, mas achava fascinante quando assistia à televisão, ouvia no rádio, ou até mesmo durante uma festa de aniversário, aquela pessoa que ia lá na frente e emocionava os outros ali presentes, que passava uma mensagem significativa e memorável.
Eu enxergava sentido naquilo, só que a minha comunicação me afastava dessa realidade. Quando cresci, fiz faculdade de artes cênicas, desenvolvi minha oratória e acabei fazendo muitas campanhas publicitárias. Fui muito requisitado nesta área, sendo que só para a TV eu fiz mais de 160 comerciais.
Quando passei a receber pedidos para orientar as pessoas a falar, eu percebi que poderia ir além do que eu fazia. Que eu poderia ensinar os outros a se comunicarem bem e se sentirem preparados para enfrentar seus desafios. Foi então que eu fundei Academia de Expressão.
Eu encontrei um porquê, uma razão, um propósito para fazer o que eu faço. E quando falo da escola, dos meus cursos, da minha equipe, as pessoas entendem o porque disso. Bem diferente de chegar num lugar e só vender um curso.
Portanto, na sua comunicação, use esse trunfo a seu favor. Compartilhe a sua história pois ela inclui paixão, razão e missão de vida. Ela inclui porque você faz o que faz!