Escolhi abordar este assunto por dois motivos!
O primeiro é em razão do alto número de alunos que chegam na Academia de Expressão com foco nas entrevistas para emprego, ou na prospecção de um cargo dentro da empresa.
O segundo é porque observo muitos lugares orientando às pessoas a montar um currículo, que tipo informações valorizar, mas vejo pouco conteúdo sobre a importância da cover letter. Ou como montar uma!
Bom, a cover letter é uma carta de apresentação na qual o candidato é avaliado para uma posição. Ela é praticamente obrigatória no exterior, mas aqui no Brasil cada vez mais empresas tem solicitado.
Ah, mas não existe o currículo para isso? Sim, o currículo não deixa de existir e a cover letter geralmente vai anexada a ele.
A diferença é que na cover letter você disserta sobre os potenciais motivos que valem a pena tal empresa contratar você. Ela tem como função ir além da sua formação, mas de demonstrar sua pessoalidade e de transmitir quem você é realmente.
Só para a gente não ficar na teoria, ver ler para vocês um exemplo de cover letter:
“Olá, sou um profissional de estratégia e planejamento, recém-chegado de um período em São Francisco, onde trabalhei como treinee numa empresa do ramo X. Admiro muito a companhia e acredito que minha experiência tenha a acrescentar no time de estratégia. Sou um profissional comprometido, orientado por resultado e me coloco a disposição para ter o meu currículo avaliado para a vaga. Obrigado!”
Claro, aqui a mensagem está mais curta, condensada, mas dá para você entender o tom e o tipo de informação necessários para compor o documento. Então capriche na sua cover letter e boa sorte!