Há mais de cem anos atrás um dos maiores especialistas de oratória, Dale Carnegie, escreveu em seus livros: “Você quer ganhar a atenção das pessoas, se você quer que elas prestem atenção no que você tem a dizer, conte a elas uma história”.
E o que ele dizia pela experiência e intuição, hoje é confirmado pela neurociência.
Quando ouvimos uma história, diversas regiões do nosso cérebro agem e estimulam a nossa concentração, a nossa capacidade de refletir sobre algo. E o nosso interesse pelo assunto tratado aumenta.
Quando falamos de histórias estamos falando de experiências, de vivências. São relatos de viagens marcantes, momentos emocionantes da nossa vida, momentos difíceis, superações, histórias de outras pessoas que você conhece, histórias sobre marcas, produtos e cases de sucesso.
Quando a gente compartilha o nosso conhecimento unido às nossas experiências reais, nós tornamos visuais as nossas ideias, e o resultado disso é que as pessoas imaginam junto com a gente.
Por isso não subestime o seu conteúdo. Deixe as suas reuniões e apresentações humanizadas e as use para aprender, ensinar, inspirar, imaginar, sonhas e mudar comportamentos.