Academia de Expressão

Conceito de Oratória

Se você procurar no dicionário uma definição de oratória vai achar algo como: a arte de falar em púbico de forma eloquente. Está correto? Sim, está. Orar, discursar, falar em público, ganhar a atenção e encantar, é considerado uma habilidade artística.

Um ator em cena, por exemplo, pratica a oratória. Ele está exercendo sua arte e sua profissão. No caso de um monólogo, imagina-se um excelente orador para segurar a atenção da plateia durante todo o espetáculo.

Mas quando falo de comunicação ou da oratória do título, me refiro aquela do cotidiano, do dia a dia, que muitas vezes praticamos sem nem nos darmos conta. E para isso não precisamos ser artistas, apenas nós mesmos.

Oratória é, sobretudo, o ato de influenciar, de convencer, de conectar as pessoas as suas ideias. E isso a gente faz todos os dias a partir do momento que levantamos de manhã e nos relacionamos com os outros em nosso entorno.

Quando você chega na padaria e convence o padeiro a te dar aquele pãozinho mais quente e crocante, procurar o melhor produto escondido no meio de dezenas, você está conectando-o a uma ideia, um pedido seu. Isso é oratória.  

Ou, quando você chega no trabalho e engaja o seu time no brainstorm para resolver aquele desafio que surgiu. Ou, quando faz um apresentação, mesmo que rápida e informal, sobre um projeto X.

Ou, imagine um encontro. Uma pessoa especial que você está conhecendo melhor. Você não se esforça para ser charmoso, ou charmosa, para mostrar o seu lado mais bacana e encantar aquela pessoa? Tudo isso é oratória.

Por isso, ao idealizar um curso de expressão, de oratória ou comunicação, não pense que isso não é para você, pois oratória é para todo mundo. Primeiro, que estudar algo novo é sempre bom. Eu me obrigo a aprender um skill novo pelo menos uma vez ao ano (e isso pode ser feito até mesmo pela internet, sem custo).

Segundo, que no mundo de hoje, cada vez mais competitivo, as pessoas mais comunicativas já partem levando vantagem, seja no âmbito pessoal ou profissional.  E como “Deus mora no detalhe”, as vezes é uma palavra, uma atitude ou mesmo um sorriso bem comunicado, que pode fazer a diferença.

Geraldo Gonçalves

Publicitário com mais de 15 anos de mercado. Já passou por agências como Ogilvy, DM9 e BFerraz. Hoje trabalha como Copywriter no departamento de Innovations da Turner.

 

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