Academia de Expressão

Elogiar sem parecer puxa-saco

Receber elogios no trabalho é muito bacana, mas fazer elogios nem sempre é fácil. Tudo porque nós temos medo de parecer mal interpretados, seja pelo nosso chefe, nosso time, ou nossos colegas.

Não tem nada de errado em elogiar quem você quiser no trabalho. Aliás, nem fora dele. O problema é quando o elogio não é sincero!

Por exemplo, para que dizer que aquela apresentação foi ótima se a sua opinião é outra? Ou dizer que a entrega foi excelente, para depois criticar nos bastidores?

Não seria melhor ficar calado?

Agora, quando o seu chefe ou colega te ensina algo novo e você compartilha com essa pessoa que você está “aprendendo algo com ela”, isso certamente vai agradá-la. E é prazeroso e construtivo para todas as partes.   

E se você for gestor, esse assunto ainda ganha uma outra carga de responsabilidade!

Primeiro, porque funcionários precisam de feedbacks para crescer como profissionais. Segundo, porque elogios e opiniões construtivas motivam a equipe a chegar às metas e objetivos que você traçou.

Portanto, comunique-se! Elogie! Basta você encontrar os momentos apropriados e ser sincero em seu feedback.

Compartilhe este artigo