Você consegue ajudar o outro a ser mais claro?
Imagine uma pessoa que não consegue se expressar de forma clara em uma reunião, apresentação ou até mesmo na venda de um produto.
O que você faz?
Uma vez, fui convidado para uma reunião com um advogado, diretor de uma instituição famosa, que queria que eu desse uma palestra sobre oratória para a equipe dele.
Durante os primeiros 20 minutos de reunião, o advogado falou sobre o trabalho feito na empresa, citando procedimentos internos com um vocabulário “juridiquês”, ou seja, repleto de termos técnicos.
Ele me contou tudo o que a equipe dele fazia, mas em nenhum momento focou no que de fato precisava.
Eu tinha quatro dias para preparar uma apresentação para melhorar a comunicação da equipe. Como isso seria possível sem entender exatamente o que ele queria?
Mudei a linguagem da conversa e tirei o advogado do “modo apresentador técnico”.
Com perguntas pontuais e uma linguagem simples, consegui que ele começasse a responder de forma clara e objetiva o que precisava e o que queria.
“Essa é uma maneira de criar uma comunicação eficiente: ajudar o outro a ser simples. Afinal, nem todo mundo é técnico naquele assunto que você domina.”
Thiago Salles é fundador e diretor da Academia de Expressão
#oratoria2019 #coachingprofissional #linguagemjurídica #juridiques #comunicadores #termostecnicos #linguagemoral #reuniaodetrabalho #conectarse #comunicacaoeficiente #comunicaçãocorporativa #desenvolvimentopessoal #treinamentoedesenvolvimentodepessoas #treinamentocorporativo #treinamentodeequipe #falarempúblico #medodefalarempúblico #oratoriamoderna #tecnicasdeoratoria #escoladeoratoria #academiadeexpressao