Na era da informação, é bom se manter atualizado, mas com com atenção em certos pontos.
Você já parou para pensar na quantidade de informações que recebemos todos os dias? São notícias, áudios, memes, mensagens, ligações, imagens, paródias o tempo todo.
Tudo isso pelos mais diversos canais: via WhatsApp, e-mail, Facebook, Twitter, rádio. Até mesmo folheando uma revista, acessando um site, até mesmo comendo em um restaurante com a TV ligada.
Essa avalanche de informações cria um turbilhão de inseguranças e ansiedade extremamente complexo em nosso cérebro, chegando ao ponto que a Organização Mundial de Saúde definiu um nome específico a esse fenômeno como infodemia: uma epidemia de informações.
Além de ansiedade, a sobrecarga no fluxo de informação causa estresse e danos em nossa linha de raciocínio, e esse é o efeito oposto ao desejável quando queremos passar uma mensagem.
Para evitar que suas mensagens acompanhem este fluxo negativo, ela deve estar ancorada em 3 fatores fundamentais:
A transparência, que está associada à verdade, é o que as pessoas mais querem: saber o que está realmente acontecendo. A presença, afinal, estar em contato com as pessoas é a melhor forma de garantir que boatos e inverdades não ganhem status de verdade. E por fim, a clareza de objetivo. Ao sermos claros em nossa mensagem, não há margem para dubiedades, tornando o caminho a ser seguido bem mais fácil.