Num ambiente corporativo é natural encontrarmos pessoas não só com o mesmo objetivo, mas com o mesmo perfil e formação. Por isso é importante sempre a gente se perguntar “o que me diferencia do outro além da minha experiência?”
Eu costumo dizer que é a sua história somada a razão de fazer o que você faz. É isso que faz você ser interessante para uma determinada situação, empresa ou posição.
Eu, por exemplo sempre fui uma criança muito introvertida, mas achava fascinante quando via na televisão, ouvia no rádio, ou até mesmo via na festa de aniversário aquela pessoa que ia lá na frente e emocionava as pessoas, que passava uma mensagem legal.
Eu via sentido naquilo, só que a minha comunicação me afastava dessa realidade. Quando cresci fiz faculdade de artes cênicas, desenvolvi minha oratória e acabei fazendo muitas campanhas publicitárias. Fui muito requisitado nesta área, sendo que só para a TV eu fiz mais de 160 comerciais.
Quando passei a receber pedidos para orientar as pessoas a falar, eu percebi que poderia ir além do que eu fazia. Que eu poderia ensinar os outros a se comunicarem bem e se sentirem preparados para os desafios. Foi então que eu fundei Academia de Expressão.
Eu encontrei um porquê, uma razão, um proposito para fazer o que eu faço. E quando falo da escola, dos meus cursos, da minha equipe, as pessoas entendem o porque disso. Bem diferente de chegar num lugar e só vender um curso.
Portanto, na sua comunicação, use esse trunfo a seu favor. Compartilhe a sua história pois ela inclui paixão, razão e missão de vida. Ela inclui porque você faz o que faz!