Para você se expressar com naturalidade, mas também de maneira efetiva, tenha conhecimento da norma culta da língua portuguesa e fuja dos pleonasmos.
Em apresentações, muitas vezes ouvimos pérolas que chegam a doer o ouvido, de tanto que ferem a nossa língua.
E o pleonasmo é uma delas.
Você pode até não reconhecer o nome, mas com certeza já ouviu expressões como “subir para cima”, “hemorragia de sangue” e “sair para fora”, não é?
Então, saiba que pleonasmo é o uso excessivo de palavras para transmitir uma ideia e que acabam se tornando um vício de linguagem.
Isso faz com que a comunicação se torne redundante, mas a verdade é que há determinados casos em que escorregamos sem sequer perceber.
Quer exemplos?
Muita gente não percebe, mas expressões como “recordar o passado”, “pequenos detalhes”, “opinião pessoal”, “fatos reais” e “todos sem exceção” também são problemáticas.
Começou a ficar paranoico(a)? A gente te assegura: não precisa.
Nos cursos de oratória, ajudamos você a trabalhar o conteúdo das suas apresentações e pontos importantes para você desenvolver as habilidades necessárias para falar bem e se comunicar cada vez mais e melhor!
É claro que você deve sempre procurar melhorar seus conhecimentos em língua portuguesa, porém não adianta dominá-la se a sua comunicação não for assertiva.
E, para que isso ocorra, mais do que falar você precisa comunicar.
Quer saber a diferença?
Fale com a gente!
#redundancia #pleonasmo #viciosdelinguagem #apresentações #oratória #comunicaçãoassertiva #expressaoverbal #normaculta #dicasdeportugues #falarbem #falarempúblico #aprimoramento #cursodeoratoria #treinamentoedesenvolvimento #academiadeexpressao