Perguntas maliciosas podem derrubar uma apresentação se você não souber como reagir.
Se você não está preparado, cai facilmente na famosa “saia justa”.
Por mais que falemos sobre um assunto com a melhor das intenções, não estamos livres de ouvir questões tendenciosas e polêmicas.
O que fazer em uma situação como essa?
O primeiro passo ao identificar uma pergunta maliciosa é não entrar em conflito. Observe o contexto para só então responder, sem agressividade e ofensas.
As técnicas de oratória são essenciais para aprender a como dar uma resposta efetiva, sem criar conflito e sem comprometer a sua imagem.
Se você cair na armadilha da pergunta maliciosa e se exaltar, o que ficará para o público é a imagem negativa do apresentador e não de quem perguntou.
Não leve esse desafio como um teste ou para o lado pessoal.
Busque entender porque a pessoa fez a pergunta desse jeito:
- Será que ela entendeu errado ou já foi mal respondida antes?
- Será que ela já passou por uma situação chata a respeito daquele tema e está se defendendo?
Encare uma pergunta maliciosa com empatia e não como uma afronta.
Uma oportunidade para dar uma resposta adequada e legítima.
#oratoria2019 #apresentacoes #treinamentoprofissional #expressaoverbal #oradoresepalestrantes #perguntaserespostas #perguntasmaliciosas #perguntaspoderosas #gestaodeimagem #armadilha #saiajusta #comunicaçãonãoviolenta #comunicadores #influenciarpessoas #influenciadores #comunicacaoeficiente #conectarse #desenvolvimentopessoal #falarempúblico #medodefalarempublico #oratoriamoderna #tecnicasdeoratoria #escoladeoratoria #academiadeexpressao