Alguns dos nossos posts já falaram sobre a importância de aproveitar o tempo disponível para apresentar sua mensagem. Sua plateia está lá para te ouvir, então é preciso utilizar seu tempo de forma inteligente, para saber diferenciar uma palestra bem planejada e objetiva, de uma apressada e rasa.
Mas isso não quer dizer que você não pode ser breve e objetivo na sua mensagem!
Discursos muito longos tendem a cansar a platéia e dispersar a atenção das pessoas. Um bom exemplo são as palestras do TED Talks, que concentram as apresentações no tempo de 12 à 15 minutos.
Uma boa dica para sermos mais objetivos, facilitarmos a compreensão e prender melhor a atenção do público, é desenvolver frases curtas para as nossas apresentações.
Outra dica, é evitar repetições desnecessárias. A não ser é claro, que o objetivo seja fazer com que sua audiência grave esse dado. Como uma data, local ou um nome científico.
Por vezes, é difícil ser conciso, principalmente quando lidamos com um assunto extenso, como quando é preciso apresentar resultados com números, ou defender uma tese.
Nestes casos, priorize qual é o “carro chefe da apresentação”. O assunto principal a ser dito e que deve ficar na cabeça de todos.
Afinal, é bem melhor você fazer um discurso curto e memorável, do que um longo que vai ser esquecido. Opte sempre pela qualidade, não pela quantidade!