Tema e objetivo são dois pontos cruciais que devemos considerar ao preparar uma apresentação.
Muitas pessoas não percebem a diferença. Algumas perguntas podem ajudar no momento de preparar sua apresentação:
Qual o tema?
Onde quero chegar com ele?
Por que desejo falar sobre isso?
Um exemplo rápido: se seu objetivo é “incentivar os alunos a falar inglês”, o tema da sua apresentação poderia ser “A importância do inglês na vida dos jovens”.
Outro ponto importante é a forma como iniciamos uma apresentação que tem um objetivo bem definido.
Se você começa a falar uma frase com “eu quero” ou “você deve”, pode passar a ideia de imposição e, rapidamente, uma barreira surge entre você e as pessoas, que podem se sentir coagidas.
É preciso separar tema e objetivo, seja para vender, inspirar, treinar.
Se você deseja que seu público compreenda a sua mensagem, fale da razão de existir daquele produto, serviço ou ideia.
Focar no tema sem um objetivo, não cria sintonia com quem te ouve. A apresentação não segue uma linha de raciocínio, perde o impacto e facilmente cai na redundância.
É por isso que o curso de Oratória trabalha também com roteiros, para ajudar você a separar tema de objetivo e construir apresentações capazes de direcionar as pessoas a um propósito.
#oratoria2019 #ideiasdetitulos #objetivodefinido #foconoobjetivosempre #meupropósito #apresentacaodetrabalho #apresentacoes #convencer #influenciarpessoas #inspirarpessoas #roteiropersonalizado #conectarse #fluxodepensamentos #comunicacaoassertiva #comunicadores #comovender #vendedordesucesso #desenvolvimentopessoal #falarempúblico #medodefalarempúblico #falarbem #tecnicasdeoratoria #cursooratoria #escoladeoratoria #academiadeexpressao