Quem disse que oratória é uma habilidade para ser desenvolvida apenas por executivos, advogados ou políticos? Dale Carnegie (1888-1955) já ensinava profissionais liberais a falarem bem naquela época, não só para apresentações, mas vendas e comunicação pessoal.
Atualmente, podemos dizer que temos profissionais de todas as áreas que procuram aprimorar a comunicação, tanto para aspectos pessoais como profissionais. Vivemos em um mundo cada vez mais veloz. A era digital nos levou a isso, e por consequência as nossas relações também se transformaram. Estamos conectados com o mundo full time. Como não pensar em uma metodologia desta forma também? Em toda minha carreira, busquei me reciclar constantemente como professor e comunicador, e agora, como empresário ainda mais. Entender que os objetivos e necessidades são outras se tornou obrigatório, principalmente no mundo dos negócios. A cobrança das empresas e das boas faculdades também. As pessoas percebem isso principalmente aqui em São Paulo. Quem não tem um diferencial, quem não se coloca bem perde espaço. Comunicação é uma habilidade primordial. Pensando nisto, nesta velocidade, nesta transformação constante, busco implementar novos métodos, novos caminhos, não existe um método, mas a fusão de vários. Essa inquietação sempre me perseguiu.
Como comunicador, me reinventei várias vezes. Comecei com trabalhos mais engraçados, para um público mais jovem. Depois, com o amadurecimento, precisei amadurecer em todos os aspectos. Na vestimenta, na forma de passar minhas ideias. Quem não enxerga isso fica para trás. Quem não enxerga o seu público perde para o outro. Perde o lugar, perde o cliente, perde a identidade e se perde também.
Qual o meu estilo? Como comunico? Por onde começo? Estou no caminho ideal? Preciso me reciclar? Preciso ser mais flexível ou mais firme? Preciso interagir mais? Escutar mais meus clientes? Preciso me escutar mais? Relaxar mais? Ser mais criativo? Mais, mais, mais, mais…e mais…quantos “mais” o mundo exige de nós. Se nós não entendermos isso o melhor é pendurar as chuteiras e tentar outra coisa. E mesmo nessa outra coisa, o mais continuarão a aparecer.
Se nós temos um bom conhecimento em nossa área de atuação, cabe a nós saber dividir e expor. Uma boa comunicação, uma boa oratória é tanto para o universitário, quanto para o executivo, o médico, o vendedor, o arquiteto, o publicitário, o analista de sistema, o coach, o empreendedor, o descolado, a careta, o mauricinho, o mais popular, o humilde, o ambicioso…. Todos nós comunicamos. Venha se comunicar também.