A diversidade das situações que enfrentamos profissionalmente torna necessária a nossa adaptabilidade de conduta
Ao se tratar de conduta e postura, podemos dizer que existem dois caminhos a serem escolhidos na hora de você se comunicar: a postura formal e a informal.
Mas qual delas devo adotar? Qual delas está certa?
A questão é que não existe certo ou errado. A questão é encontrar a abordagem adequada, que se encaixa melhor a situação específica e menos assertiva para o momento.
Imagine a seguinte situação: você é um vendedor de software e quer expor as vantagens do seu produto para um pequeno grupo de gestores e gerentes de TI. Um time mais sério e que tem como perfil ir direto ao assunto.
Ao adotar uma postura informal você corre o risco de parecer muito despojado, relaxado demais, ao ponto de não passar muita confiança.
Agora, imagine se fosse a mesma apresentação, para um grupo de jovens desenvolvedores de uma Start-Up? Ou uma empresa com um estilo mais “cool” e moderno?
Nesses casos, assumir a informalidade na apresentação só conta pontos a seu favor, enquanto uma abordagem extremamente formal não teria a mesma influência e impacto para o grupo.
Tudo ocorre de acordo com a sua leitura sobre seu público e o contexto da apresentação. Por isso, é importante estar preparado para se comunicar e assumir a postura que for a
mais indicada para o momento. A versatilidade é a principal chave para ter sucesso em variadas situações.
E a conduta mais indicada, no caso, é aquela que te leva ao seu objetivo!